Sítio Lagoa Seca

Sítio Lagoa Seca

O Sítio Lagoa Seca é uma pequena propriedade rural, localizada no Bairro Lagoa Seca em São Lourenço/MG.

Mas tudo começou em 1963, quando o Dr. José Pereira Garcia, adquiriu uma área de 36 ha, que continha apenas uma pastagem e uma velha gameleira. Nesta área surgiu um sítio para criação de gado holandês vermelho e branco e granja de ovos.

Passado alguns anos, em 1982, seu filho Dr. José Celso Garcia, mudou-se com sua esposa Maria Lúcia e seus filhos, José Renato, Gisela e Tânia para o Sítio Lagoa Seca.

E assim surgiu o Sítio Lagoa Seca, numa encosta em forma de L voltada para o norte e leste, amada pelo Sol, em cuja base encontram-se as nascentes do Córrego da Esperança.

Cinco anos após, o Sítio já dispunha de uma boa casa de residência, curral com sala de ordenha, paiol, silos aéreos, pocilga, casa do retireiro, dois lagos, pomar com cafeeiros entre as linhas de árvores frutíferas (laranja, mexerica, tangerina, banana, goiaba, dentre outras), quatro galpões de criação de galinhas, barracão com maquinário para produção e depósito de ração, pastagens e capineiras forrageiras.

A cidade, no seu crescimento inexorável, foi lhe tomando o espaço. Hoje, reduzido no tamanho, não perdeu o encanto (-- Que paraíso! dizem alguns). Ainda lhe sobrou o suficiente para a saudável atividade rural, que agora desejamos compartilhar com você.

O sítio lagoa seca é um pequeno propriedade rural com quase seis hectares localizado no bairro Lagoa Seca em São Lourenço-MG. A nossa principal atividade produtiva é a produção de leite de cabra e de vaca. Esses leites são transformados em diversos tipos de queijos, doces e outros laticínios. Também fazemos doces e geleias a partir da frutas produzidas no sítio.  

Outra atividade é o turismo rural. Oferecemos a vivência rural, uma visita guiada para que as pessoas possam interagir com os animais da fazenda,  tirar leite da vaca, dar mamadeira aos cabritinhos e bezerros e, ao final, servimos um delicioso café da roça com os produtos fabricados no próprio local.

O nome lagoa seca teve origem da nossa cidade são lourenço. Antes de ser  município tínhamos duas grandes fazendas e uma delas se chamava lagoa seca. No ínicio da  década 60, meu avô Dr. José Pereira Garcia, médico na cidade, mas com suas origens  na roça queria é ter uma fazenda. Então ele adquiriu uma área de pasto, ainda chamada pelas pessoas como  lagoa seca. Em uma conversa com meu pai, José Celso Garcia, sobre qual nome dar a propriedade, ele resolveram deixar o nome que as pessoas conheciam, então assim começou o nosso sítio lagoa seca.

Toda a estrutura que temos hoje, foi construída por meu avô.  Como o Paiol, onde servimos o café da roça, o curral, etc.

No Sítio Lagoa Seca temos a nascente do ribeirão Esperança que é uma área de preservação permanente. Temos nessa região vários animais silvestres como franguinho d´água, lagartos, jacupempa e diversos tipos de pássaros. Ele deságua no ribeirão são lourenço indo para o rio verde.

O esterco produzido pelos animais e recolhido diariamente e levado às capineiras, para adubar o capim e este retorna aos animais como alimento. E, que ajuda nesse trabalho, é a nossa égua Luana com sua carroça. Que trabalha um pouquinho pela manhã e à tarde curte o espaço e a visita guiada.

O soro de leite, resíduo da produção de queijos, é despejado em um tambor caindo diretamente no cocho das vacas. É um produto altamente nutritivo, podendo ser utilizado até na alimentação humana, mas altamente poluente se jogado diretamente na rede de esgoto ou em locais que permitem chegar em lagos e rios.

No sítio possuímos também uma pequena estação de tratamento de esgoto, dessa forma o esgoto dos banheiros e cozinha é destinado a uma fossa séptica e, ao final, há como resíduo uma água limpa que é despejada diretamente na capineira.

O sítio trabalho na área de turismo rural iniciou em novembro de 2008. E tem como principal finalidade permitir que aos mais velhos matar as saudades da infância e aos mais jovens conhecerem um pouco mais sobre a vida no campo  e ter um contato próximo com os animais da fazenda.

As principais atividades são a criação de cabras e vacas para a produção de leite, os quais são transformados em saborosos queijos, iogurtes e doces. Os laticínios são produzidos pela médica veterinária Tânia, mestre em Inspeção e Tecnologia de leite e derivados.

Além disso, produzimos frutas, verduras e legumes cultivadas sem agrotóxicos. Muitas dessas frutas são transformadas em deliciosos doces, caldas e geléias, de forma artesanal, no fogão à lenha, pela D. Maria Lúcia que alia tradição mineira e criatividade.

Nossos produtos são elaborados de forma artesanal, em pequena escala e de forma higiênica o que garante a qualidade e segurança dos mesmos. Por isso, são saudáveis e saborosos!

A "venda" virtual foi criada com o intuito de compartilhar essas delícias com você e sua família, de uma forma fácil e prática!

Experimente essas delícias DIRETO DA ROÇA para a sua mesa ! 

Ah! Conheça um pouco mais sobre nós visitando nossa página no Facebook. Lá tem informações sobre a Vivência Rural e outras atividades do Sítio Lagoa Seca.

Compartilhe

© 2020 - Hotel Fazenda Sítio Lagoa Seca. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvido por: TOKYO - Agência Digital